pesquisa rápida:
05-04-2003
 
 



 
 
 
 
 

 

 

 

Ciência e Tecnologia > notícia

04-04-2003 15:18:00 GMT .  Fonte LUSA .  Notícia  SIR-4880913
Temas: ciência portugal tecnologia
Robótica: Mais de 90 equipas no Festival Nacional este ano

Mais de 90 equipas vão participar no Festival Nacional de Robótica, que decorrerá entre 08 e 11 de Maio, em Lisboa, um número que triplicou relativamente à última edição.

A terceira edição do certame, que em 2001 decorreu em Guimarães e em 2002 em Aveiro, é organizada pelo Instituto Superior Técnico (IST), com o apoio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Universidade do Minho e Universidade de Aveiro.

Os quatro dias do festival, incluem diversas competições, repartidas por quatro classes diferenciadas segundo o tipo de prova ou a proveniência académica dos participantes (se pertencem a estabelecimentos de ensino superior ou secundário).

Nas provas, os robôs, completamente autónomos e a maioria inteiramente construídos pelos participantes, terão, por exemplo, de seguir um percurso previamente definido, que simula diversas situações de trânsito, como estacionar e respeitar semáforos.

O certame será uma oportunidade para ensaiar a organização do RoboCup 2004, campeonato do mundo de futebol robótico que Portugal vai acolher no próximo ano.

As equipas pagaram entre 200 euros (ensino superior) e 100 euros (secundário) para se inscreverem no festival.

No último dia de provas, a 11 de Maio, serão atribuídos prémios aos melhores das diversas classes.

O acesso ao evento, no entanto, é livre e gratuito, podendo os visitantes mais novos inscreverem-se em sessões de esclarecimento e visitas guiadas, onde lhes será explicado como funcionam os robôs.

Aliás, a componente científica do encontro merece destaque logo no primeiro dia do evento, com a realização de uma palestra e a apresentação de 15 trabalhos dedicados ao tema da robótica.

Uma das classes onde os responsáveis depositam maiores expectativas é a do RoboCup Júnior (futebol e dança), dirigida a escolas secundárias e profissionais, onde estão inscritas metade (45) das equipas a concurso, segundo números divulgados pela organização.

Trata-se da estreia desta classe, que vai contar com a participação de robôs construídos no âmbito de um projecto do Programa Ciência Viva, que decorreu no Verão e que ensinava a construir e programar este tipo de dispositivos.

A iniciativa é apoiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Fundação Luso-Americana, e o LISACTION (Programa Regional de Acções Inovadoras).

SCS Lusa/Fim

  guardar ou imprimir


fotografias:
FOTO EPA/LUSA
SIR-4880913


 



 
Copyright @ Agência LUSA. A redistribuição ou a difusão, parcial ou integral, das notícias deste site é proibida, sem prévio e expresso consentimento da Agência LUSA, S.A.