Demonstrações de Robots

Demonstração da SSL (Liga dos Robots Pequenos) do RoboCup (Prof. Paulo Costa, FEUP):
A Liga dos Robots Pequenos do RoboCup é uma liga onde se defrontam duas equipas de 5 pequenos robots autónomos. O campo tem cerca de 3 metros por 2,5 metros e os robots devem caber dentro de um círculo com 18 cm de diâmetro. Para além do tamanho a outra diferença crucial em relação `a Liga dos Robots M´dios é que é permitido o recurso a câmaras que fornecem uma visão global do campo como sensores do estado do jogo. Como consequência, o problema sensorial fica mais facilitado o que leva a um nível de jogo bastante avançado. Os jogos entre as equipas de topo disputam-se a uma velocidade furiosa o que requer algoritmos de controlo e de decisão extremamente cuidados.
As equipas que participam nesta liga evidenciam essencialmente a sua investigagco nas areas de visão em tempo real, controlo e geração de trajectórias especialmente aplicados a robótica móvel, cooperação em ambientes altamente dinâmicos e todas as ferramentas teóricas disponíveis para permitir a um grupo de robots agir eficazmente como uma equipa.
Dado que, infelizmente, a equipa 5dpo da FEUP é ainda a única equipa portuguesa a participar nesta liga desde 98, a demonstração oporá os robots da sua equipa de 2001/2002 aos da actual equipa.
Carl - Robot Anfitrião (Prof. Luis Seabra Lopes, DET/U. Aveiro):
O robot Carl, desenvolvido no IEETA / Universidade de Aveiro desde 1999, é um protótipo de um robot anfitrião, capaz de recolher e fornecer informação a visitantes numa organização. A interacção com o Carl baseia-se em linguagem natural falada (reconhecimento e síntese), numa interface gráfica táctil e numa cara animada.
Danças, Futebol, Sessões de Obediência e Humor Realizadas por Cães Robots (Eng. Luis Paulo Reis, FEUP):
Diversos cães robots executam danças de grupo com coreografias diversas ao som de músicas actuais e obedecem a comandos diversos de voz tais como sentar, andar, dançar, chutar bolas, etc. Os cães demonstram ainda alguma dose de humor nos gestos e reacções que têm, incluindo a realização de imitações de outros animais (patos, galinhas, cavalos, entre outros) e de personagens conhecidas do cinema e desenhos animados (Bugs Bunny, Duffy Duck, etc.). Realizam ainda pequenas demonstrações de jogos de futebol, realizando passes e remates para uma baliza.
FC Portugal: Campeão do Mundo de Futebol Robótico Simulado (Eng. Luis Paulo Reis, FEUP; Eng. Nuno Lau, U. Aveiro):
É demonstrado o funcionamento da Liga de Simulação do RoboCup com destaque especial para a investigação realizada no âmbito do projecto FC Portugal realizado em cooperação pelas Universidades do Porto e Aveiro. A equipa FC Portugal venceu um campeonato do Mundo (2000) e dois Campeonatos da Europa de Futebol Robótico (2000 e 2001) na liga de simulação. Estas vitórias foram baseadas na definição de novas metodologias de coordenação de agentes inteligentes tais como a definição flexível de tácticas e formações, posicionamento estratégico baseado em situações, troca dinâmica de papéis e posições, comunicação avançada, percepção inteligente e coordenação parcialmente hierárquica.

Página mantida por: Pedro U. Lima